terça-feira, 1 de abril de 2008

Sustentabilidade da Saúde Suplementar

27/3/2008

Sustentabilidade da Saúde Suplementar

O VI Encontro de Dirigentes ANAHP reuniu cerca de 100 especialistas do setor da saúde que discutiram a Sustentabilidade da Saúde Suplementar no Brasil.

Rio de Janeiro, 12 de março de 2008 - Acesso a Capital, IPO s (Initial Public Offering - Oferta Pública Inicial), Fundos Imobiliários e o estágio atual do TISS, foram os assuntos abordados pelos palestrantes no primeiro dia do evento.

Luis Gastão Rosenfeld, Vice-presidente do DASA abriu as apresentações da mesa de debates, moderada por Francisco Belestrin, Vice-presidente Executivo do Grupo Vita, falando sobre IPO s, que é o mecanismo pelo qual uma empresa abre o seu capital e passa a ser listada na Bolsa de Valores. Gastão apresentou os custos, riscos e benefícios da abertura de capital e esclareceu algumas dúvidas que circundam o processo.

Para Gastão as empresas de biotecnologia abrem seu capital nas etapas iniciais de seus programas de pesquisa e desenvolvimento, porque elas necessitam de subsídios financeiros imediatos e início de retorno a médio prazo. Já a propriedade imobiliária é um ativo tangível com retorno estável e necessita de recursos somente se deseja acelerar seu crescimento de forma desproporcional ao seu retorno.

Em contra partida aos IPO s, os Fundos Imobiliários são formados por grupos de investidores, com o objetivo de aplicar recursos no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos. De acordo com Fábio Sinisgalli, Diretor Geral do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, a Instituição optou pelo fundo imobiliário devido à captação mais rápida de recursos financeiros, o controle acionário, os custos financeiros menores em relação aos financiamentos e nível de exigência menor do que o mercado financeiro.
Segundo Sinisgalli, o investimento imobiliário alcançou resultados positivos para o Grupo. "O Hospital está entrando em uma nova fase de crescimento, a capacidade de negociação melhorou, a oferta de produtos e liberação de créditos aumentou em vista a nova situação econômica do hospital e a qualidade dos serviços prestados pela Instituição melhorou, devido à expansão e melhoria das instalações", completa.


Para finalizar o segundo dia do evento com chave de ouro, os participantes puderam acompanhar o lançamento do Livro "Gestão do Corpo Clínico: Experiência dos Hospitais da ANAHP", coordenado por Henrique Salvador, Vice-presidente da ANAHP. A obra é muito importante pela diversidade e pela carência de registros semelhantes na literatura sobre o assunto. O Livro, escrito com a colaboração de Denise Schout, Consultora da ANAHP e Alberto Kaemmerer, Diretor Clínico do Hospital Mãe de Deus traz em cada capítulo a experiência dos hospitais associados à ANAHP.