quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Cultura do Ganha-Ganha na Saúde

Saúde precisa de uma cultura do ganha-ganha

por Saúde Business Web / Colaborou Patricia Santana

16/09/2008

Para o diretor presidente da Clínica São José Saúde, Luca Branquinho, os players do setor estão acostumados num formato de competição


O fato de que o relacionamento entre as operadoras de saúde e os hospitais está desgastado e não há comunicação ou negociação efetiva não é uma novidade no setor.

Deixe o seu comentário sobre esta notícia

Tem mais informações sobre o tema? Então, clique

A Clínica São José Saúde, do interior de São Paulo, tentou firmar parceria com o Hospital Alvorada, de Jacareí. O acordo consistia em a instituição atender aos pacientes que pertencessem ao plano de saúde próprio do hospital de São José dos Campos. No entanto, a chamada "colaboração" acabou não dando certo. "O Hospital fazia um superfaturamento em cima dos pacientes de nosso plano de saúde e enviamos um auditor para fiscalizar a situação. Resolvemos cortar o acordo. É visível que as instituições acham que para um ganhar, o outro tem que perder", conta o diretor presidente, Luca Branquinho*.

Agora, com uma parceria com um outro hospital da região de Jacareí, o modelo foi acertado e ambas instituições acabam por ganhar.

Para o executivo, o ideal seria uma comunicação efetiva entre o setor, ou seja, mais relacionamento e uma mudança de cultura dos gestores, no qual o modelo do ganha-perde deve ser substituído pelo ganha-ganha. "A rede hospitalar precisa perguntar os problemas de negociação com as operadoras e vice-versa. Falta um diálogo transparente. Isto só se dará com a mudança de cultura", conclui Branquinho.

Como tendência para o curto prazo, o diretor acredita que a verticalização tem sido uma maneira que as instituições encontraram para solucionar os problemas financeiros. "Ter uma rede própria de hospitais ou de seguro de saúde é uma maneira de sanar questões como remuneração da classe médica e diminuir os custos. Isto será uma tendência enquanto o setor estiver com a visão de que para um ganhar é preciso que o outro perca", enfatiza.

* Luca Branquinho foi um dos coordenadores dos grupos de trabalho do Saúde Business Forum.